Home

 

 

 

 

 

 

Clubes & Projetos

PROJETO E.M.A. – ESTÍMULO À MELHORIA DAS APRENDIZAGENS - LABVivo

 

A Fundação Calouste Gulbenkian tem vindo a desenvolver o projeto E.M.A. (Estímulo à Melhoria das Aprendizagens) a fim de “incentivar o aparecimento, o desenvolvimento e a divulgação de projetos inovadores, de qualidade, promovidos por Agrupamentos de Escolas/ Escolas públicas não agrupadas, que fomentem o sucesso dos alunos através da sua participação em atividades devidamente estruturadas e realizadas em parceria com entidades externas à comunidade escolar.”

 

Para além da ligação à comunidade, este projeto pretende também fomentar “a criatividade e o espírito de iniciativa dos alunos” e desenvolver “competências de formação escolar, social, profissional e pessoal, conducentes à promoção da qualidade educativa.”

O Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo viu a sua candidatura a este projeto ser selecionada com o projeto LABVivo, tendo recebido, no âmbito do Programa Gulbenkian Qualificação das Novas Gerações (PGQNG), um apoio financeiro no valor de 29 000 € a ser utilizado até dezembro de 2017. Foi ainda pedida a participação de diversos parceiros exteriores à comunidade escolar num montante global estimado em  4 027,74€.

 

Graças a este financiamento, a  sala LABVivo - Incubadora está, neste momento, apetrechada com um painel interativo, dispositivos de resposta Activ Expression, câmara de animação e microscópio ActiView, máquina fotográfica digital, 20 tablets e 20 headphones e parede com chroma key.

 

acompanha este projeto pelo 

2017-10-20

Projeto Erasmus+ "Effective Communication - A Successful Future Life

 

No âmbito deste projeto, foi desenvolvido pelos parceiros envolvidos o Manual sobre o tema “Ambientes de Comunicação Segura”. Este Manual constitui-se como um guia que enuncia algumas das regras mais importantes que urge cumprir na utilização diária de ambientes virtuais e não virtuais.

 

- consultar manual.

2017-10-16

Projeto Erasmus+Migrações

 

Com início no presente ano letivo, na Escola Secundária, e duração de dois anos, o novo projeto Erasmus+ centra-se na crise dos refugiados e nos fluxos migratórios que daí resultam. Um tema focado na atualidade e trabalhado em equipa, no sentido de desenvolver as competências pessoais, sociais e científicas de todos os membros. Os nove países parceiros acordaram o seguinte programa:

Portugal – Migração e globalização; Espanha: Migração na estatística, media e nos debates públicos s políticos; França – Profissões migratórias, peregrinos; Itália – Migração interna e emigração; Alemanha – Refugiados e migrantes de hoje; Croácia – Migração na fauna a na flora; Grécia – Migração na literatura, no cinema e na música; Lituânia – Migração forçada, exílio, fuga, expulsão e deportação; Polónia – influência das migrações na Europa (línguas, artes, arquitectura).

O projeto assenta em encontros nos vários países, com a mobilidade dos alunos a permitir experiências de intercâmbio entre famílias e escolas, que muito têm agradado a todos os que tiveram já ocasião de participar.

O nosso país está representado por 31 alunos da Escola Secundária de Montemor-o-Novo, que começarão por refletir sobre o tópico “Nowadays to be a migrant is…”, como preparação para o primeiro encontro, na Alemanha.

2017-09-25

M.O:R.E - Melhores Organizações, Resultados Eloquentes,

um projeto no âmbito do programa Erasmus +, ação-chave 1 - mobilidade individual para educação e formação.

 

Num mundo global,  as soluções surgem pela partilha. Nenhum país ou instituição consegue responder eficazmente aos problemas/desafios que se lhes colocam agindo de forma isolada. Por isso, o Plano Estratégico de Desenvolvimento Europeu - 2015 -2020 (PEDE 2015-2020) do Agrupamento de Escolas, respeitando os objetivos consignados na  estratégia Europa 2020, patenteia o desenvolvimento de uma cultura de partilha a nível interno, local, regional e transnacional, com vista a apetrechar o pessoal, docente e não docente, de ferramentas que lhes permitam lidar com os novos interesses das crianças e jovens, capacitando-os para se constituírem atores ativos do seu processo de desenvolvimento, motivando-os no sentido de prosseguirem os seus estudos e preparando-os para a futura inserção no mercado de trabalho, que se afigura global, a desenvolverem-se as competências de empreendedorismo, tecnológicas e o multilinguismo.

O projeto M.O.R.E, financiado pela União Europeia, contribui de forma relevante para os objetivos do PEDE 2015-2020, designadamente por permitir incluir, diretamente, nos próximos 2 anos, 20% do pessoal docente em projetos de cooperação e/ou formação transnacional até 14 dias. Esta meta permitirá beneficiar, direta ou indiretamente, cerca de 50% dos alunos do AE, seja pela aplicação das novas estratégias de ensino e aprendizagem incorporadas pelos docentes pós-mobilidade, seja pela participação em projetos transnacionais com recurso a ações de mobilidade ou a plataformas online (e.g. eTwinning), assentes na utilização de competências multilinguísticas e digitais.

- consultar informação.

2016-09-05

Campanha para os Refugiados de Calais, França

 

No âmbito do Clube de Voluntariado e do Clube Europeu, o Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo encontra-se a desenvolver um projeto alusivo à recolha de doações para entregar aos refugiados do campo de Calais em França.

 

- consultar informação detalhada;

- ver cartaz.

2016-10-11

Projeto Erasmus+ "Effective Communication - A Successful Future Life"

 

No âmbito deste projeto, foi desenvolvido pelos parceiros envolvidos o Manual "Combater o bullying na escola".

 

 

 

- consultar o manual.

2016-10-09

Projeto Erasmus+ "Effective Communication - A Successful Future Life - 2015/2018"

 

Para consultar a página deste projeto clique sobre o a imagem (logo).

Projeto Erasmus+ - “Effective Communication - A Successful Future Life”

 

No passado dia 23 de outubro realizou-se, na Escola Secundária, a primeira reunião do Projeto Erasmus+ “Effective Communication –  A Successful Future Life”. A referida reunião teve como principais objetivos o lançamento do referido projeto junto da comunidade educativa e a  elaboração do Cronograma das atividades para o Ano Letivo 2015/2016.

 

2015-10-28

Projeto Erasmus+ - “Effective Communication - A Successful Future Life”

 

No âmbito do programa Erasmus+ o Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo e após submissão de candidatura, conseguiu a aprovação do Projeto da Ação 2 – A Cooperação para a Inovação e Boas Práticas.

 

- consultar informação.

 

2015-10-11

Clube "Programar na Escola"

 

O clube “Programar na Escola” visa promover materiais didáticos em sessões educacionais para alunos dentro do contexto escolar, desenvolvendo o pensamento computacional, centrado na descrição e resolução de problemas e na organização lógica das ideias.

Desenvolve competências de programação e de resolução de problemas.

Promove a utilização de uma linguagem de programação como ferramenta/estratégia adequada à melhoria da qualidade do ensino/aprendizagem das várias áreas do saber.

O clube conta com a parceria do Centro de Competências TIC – Universidade de Évora.

- ver fotos.

Oficina de Escrita Criativa

 

Os alunos da Oficina de Escrita Criativa (orientado pelo prof. João Luís Nabo) escreveram alguns contos, aqui fica uma versão digital.

 

- ler contos.

 

Eco-Escolas

 

O Programa Eco-escolas é um projecto educativo internacional promovido pela organização não governamental europeia Fundação para a Educação Ambiental (Foundation for Environmental Education - FEE) e apoiado pela Comissão Europeia.

O programa, destinado preferencialmente às escolas do ensino básico, mas aberto a todos os graus de ensino do pré-escola às universidades, pretende reconhecer (com a atribuição da Bandeira Verde Eco-Escola) e estimular as escolas empenhadas em melhorar o seu desempenho ambiental, gestão do espaço escolar e sensibilização da comunidade.

Uma Eco-Escola é uma instituição de ensino que segue o Programa Eco-Escolas.

- ver atividades de anos anteriores do Projeto Eco-Escolas.

 

 

Projeto Erasmus+ - “United in Diversity through Stories in Europe”

 

O Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo está atualmente a participar numa Parceria Erasmus + intitulada "United in Diversity through Stories in Europe".

Nela participam também escolas da Grécia, Itália, Espanha, Bulgária, Lituânia e Turquia.

Como o título indica, tudo acontece à volta das histórias.

Para conhecerem a "história" deste projeto, sigam-nos em:

http://unitedindiversitytsie.blogspot.pt/

 

 

"The Giant and the Little" - EEA Grants

"The Giant and the Little" - Website

 

Como é que a arte poderá contribuir para a optimização do diálogo numa comunidade?

Este é um projecto global e inclusivo, envolvendo de forma activa alunos, professores e agentes culturais e educativos, bem como a comunidade em geral em todas as actividades e projectos, todos terão a oportunidade não apenas de assistir a espectáculos mas também de fazer, de modo a que o projecto deixe uma marca forte nos esforços futuros desenvolvidos pelas pessoas da nossa comunidade.

 

Desporto Escolar

 

O Clube de Desporto Escolar do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo oferece, semanalmente, aos alunos um leque de atividades desportivas que visam contribuir para um estilo de vida saudável, desde que a participação nas atividades físicas e desportivas seja feita de uma forma regular e responsável, beneficiando ainda o desempenho escolar e a aprendizagem em geral.

Em cada uma destas modalidades serão desenvolvidos os conteúdos das mesmas (nos treinos) e realizados encontros com alunos de outras Escolas.

 

- Consultar informação.

2015-09-24

Contactos

Associações de Pais

Educação Especial

Bibliotecas Escolares

Links

Desporto

Caixa de Sugestões