Home

 

 

 

 

 

 

Agrupamento

O Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, constituído em 2013 , sito no Concelho de Montemor-o-Novo, integra Estabelecimentos de Educação e Ensino do pré-escolar ao ensino secundário e resultou da agregação do anterior Agrupamento Vertical de Montemor-o-Novo e da Escola Secundária de Montemor-o-Novo. Frequentam o Agrupamento cerca de 1850 alunos.

 

O universo de alunos que frequentam o Agrupamento é muito diversificado, traduzindo um tecido económico de serviços (comércio, bancos, escritórios de contabilidade, restauração, repartições administrativas, …), pequenas e médias empresas (pré-esforçados, metalurgia, carpintaria, preparação de rochas ornamentais, construção civil, azeite, vinho, …), sendo o sector primário predominante, com relevo para a pecuária e floresta (cortiça e azinho).

 

A dispersão dos Estabelecimentos de Educação e Ensino do Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, bem como a singularidade de cada Estabelecimento constituem um dos maiores desafios para a unidade e qualidade pedagógica do Agrupamento.

 

A população docente é estável, o que pode potenciar uma intervenção mais consistente junto da comunidade educativa, de forma a rentabilizar todos os recursos em prole da promoção do sucesso escolar.

 

A população não docente é estável. No entanto, face ao número insuficiente de Assistentes Operacionais para responder às necessidades do Agrupamento, torna-se muito difícil colmatar e atender a todas as necessidades emergentes de um Agrupamento desta dimensão.

 

O Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo apresenta uma oferta formativa diversificada, a qual procura responder às necessidades do seu público-alvo. A predominância do setor primário e o aumento do setor terciário influenciou a oferta formativa ao nível dos Cursos de Educação e Formação de Jovens (CEF), Cursos Profissionais e Cursos Vocacionais. No entanto, a mesma ainda não responde a todas as necessidades do Concelho, sobretudo ao nível da qualificação profissional no Ensino Secundário.

 

No Agrupamento, existe uma unidade estruturada para crianças e jovens com multideficiência, a qual dá resposta aos alunos com este tipo de patologia, que habitam na região.

 

Contactos

Associações de Pais

Educação Especial

Bibliotecas Escolares

Links

Desporto

Caixa de Sugestões